quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ares do passado

Subi à Serra Gaúcha no findi e como sempre acontece me apaixonei por aquelas coisas antiguinhas que lembram a vida de outrora. No Castelinho em Canela vi esta charmosa geladeira de madeira, dos primórdios da refrigeração.
Para conservar os alimentos, os imigrantes do início do século compravam grandes blocos de gelo que eram acomodados em um dos compartimentos da geladeira, toda revestida de cobre. O charme de uma dessas maquininhas hoje custa em torno de R$ 4 mil. Virou objeto de arte e sem dúvida valoriza qualquer ambiente.
Fica a dica: é bom guardarmos alguns objetos que marcam época e estilo de vida. Nunca se sabe o quanto eles podem valer no futuro, tanto em termos financeiros como culturais, já que representam nossa memória.
Não tenho geladeira de madeira, mas o vaso que podem ver em cima dessa da foto é relíquia que também tenho na família, descendente de alemães da Alemanha e da Áustria. Era da minha vó (que hoje tem 98 anos), passou pela minha mãe e hoje decora a casa de minha irmã. Preservadíssimo!    

3 comentários:

  1. Minha mãe falou-me várias vezes deste tipo de geladeira, mas eu nunca tinha visto. Apesar de ser canceriana, eu não sou muito de gostar de antiguidades. Quero sempre o moderno. Se bem que até aprovo uma misturinha e, é claro, admiro que guarda as relíquias. :)

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra ter a casa cheia de velharias, né Gis, mas uma peça antiga em meio a uma decoração moderna dá um toque chiquérrimo ao ambiente. Eu confesso que sou muito nostálgica e tenho uma incrível dificuldade de colocar qualquer coisa fora rsrsrs herança do meu saudoso papi.

    ResponderExcluir
  3. Lendo este seu blog, em especial este texto..dá até vontade de fazer um...assim com cheiro de de mato, saudosismo e cultura...Parabésn Silvia continue a nos inspirar!

    ResponderExcluir